Skip to content

Latest commit

 

History

History
23 lines (15 loc) · 2.07 KB

lab-sistemas-pervasivos-home-systems.md

File metadata and controls

23 lines (15 loc) · 2.07 KB

LAB: Sistemas distribuídos pervasivos para residências

No parágrafo mostrado a seguir, Tanenbaum discute sistemas distribuídos pervasivos. O autor menciona que este tipo de sistema surgiu devido à introdução de dispositivos de computação móveis e embutidos.

Atualmente encontramos sistemas distribuídos nos quais a instabilidade é o comportamento esperado. Nesses sistemas, que denominamos sistemas distribuídos pervasivos, os equipamentos costumam ser caracterizados por seu pequeno tamanho, pela alimentação por bateria, por sua mobilidade e por terem somente uma conexão sem fio, se bem que nem todas essas características se aplicam a todos os dispositivos (...) Como seu nome sugere, um sistema distribuído pervasivo é parte de nosso entorno; por isso, é, em geral, inerentemente distribuído. Um aspecto importante é a ausência geral de controle administrativo humano. Na melhor das hipóteses, os dispositivos podem ser configurados por seus proprietários; porém, quanto ao mais, eles precisam descobrir automaticamente seu ambiente e ‘se encaixar’ o melhor que puderem.

Sistemas montados ao redor de redes domésticas são um tipo de sistema pervasivo. Em geral, estes sistemas são compostos de um ou mais computadores pessoais, podendo integrar também, outros eletrônicos (ex., TVs, equipamentos de áudio e vídeo, smartphones, dispositivos para jogos, etc). Eles podem incluir também outros dispositivos, como eletrodomésticos de cozinha, câmaras de vigilância, relógios, controles de iluminação, que estarão conectados a um único sistema distribuído.

Tarefa: Imagine que você está projetando um sistema deste tipo para a sua casa. Quais são os requitos que você considera importantes para desenvolver este sistema de automação residencial? Quais seriam os componentes principais da arquitetura do sistema?

Considere que você possui um orçamento sem limites para projetar a residência!

Referências

Sistemas Distribuídos: Princípios e Paradgmas. Tanenbaum e Steen, 2.ed. Capítulo 1.3.3 - Sistemas distribuídos pervasivos