permalink | layout |
---|---|
/ |
default |
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) câmpus São José (SJE) entende como boa prática publicar todo o código fonte da infraestrutura (Infraestrutura como Código - IaC) - desde que não afete a segurança da informação ou legislação vigente. O principal objetivo é compartilhar a experiência com as outras CTICs do Instituto, além de dar transparência do serviço prestado ao público em geral: alunos, professores, servidores etc.
Nos últimos anos, a infraestrutura do câmpus mudou significativamente, migrando do modelo tradicional para IaC. Nos parque de servidores, foi usado inicialmente o CoreOS/Tectonic com cloud-config
e instalação manual do Kubernetes nas máquinas físicas. Depois, foi adotado o Rancher para as mesmas máquinas:
- RancherOS como sistema operacional e configurado, assim como o CoreOS, com
cloud-config
. - RKE como ferramenta de implantação do Kubernetes.
- Rancher como interface (dashboard) da nuvem privada.
Com o ambiente em produção como Rancher, a CTIC adotou o Proxmox como ferramenta de virtualização. Também estabeleceu-se o Ansible como ferramenta de gerenciamento de configuração das estações de trabalho. Ao longo do tempo, esses vários projetos foram integrados, culminando com a automatização das máquinas virtuais com Ansible, RKE e Rancher.
Em relação ao serviços, há as imagens personalizadas dos serviços na nuvem privada. Assim como as máquinas virtuais, os serviços foram projetados de acordo com boas práticas e atendimento a rápida recuperação de desastre.