Skip to content

Latest commit

 

History

History
19 lines (11 loc) · 3.11 KB

README.md

File metadata and controls

19 lines (11 loc) · 3.11 KB

Programação Competitiva - Emíli@s

Repositório para compilar material do grupo de programação competitiva do Emíli@s, projeto extensionista de BCC UTFPR-CM.

Material

O que é programação competitiva?

Programação competitiva é um esporte mental onde pessoas competem entre si para resolver questões de programação/lógica de forma eficiente e dentro de um prazo determinado. O objetivo da programação competitiva é escrever código para resolver um problema dentro de um prazo especificado [G4G]. A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão [SBC].

Uma prova de maratona tem, geralmente, 10 ou mais exercícios, e pode durar de 4 a 5 horas. Nesse tempo, o participante ou equipe participante deverá resolver o maior número de questões possível, o mais rápido que conseguir. Quanto antes você resolve os exercícios, mais você sobre no ranking. É costumeiro receber um balão por cada solução aceita (juro que é muito legal receber balões 🎈). Alguns problemas requerem apenas interpretação básica, outros precisam de soluções mais elaboradas para que sejam resolvidos dentro dos limites estipulados, e alguns são quase impossíveis mesmo, ao menos dentro do tempo de prova (é raro que alguma equipe consiga resolver todos os problemas).

O julgamento é estrito. Nos enunciados dos problemas constam exemplos dos casos de testes, mas os times não têm acesso às instâncias verificadas pelos juízes. A cada submissão incorreta de um problema (ou seja, que a solução proposta apresenta resposta incorreta a uma das instâncias dos juízes) é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades) é declarado o vencedor [SBC].

Pensar na competição em si pode ser angustiante, pois você deve conseguir funcionar sob muita pressão, e é natural que esse ambiente não seja o mais confortável para a maioria das pessoas. Entretanto, estudar e aprender a resolver problemas pode ser muito prazeroso. Ler os problemas é geralmente divertido, e pensar em possíveis soluções pode ser instigante. Por mais que você tente e não consiga de primeira, o esforço colocado em pensar em novas possibilidades nunca é em vão, e a sensação de conseguir chegar na resposta correta é muito recompensante. A ansiedade de uma prova pode não passar, mas com prática você aprende a usar ela a seu favor (ou ao menos a não deixar ela atrapalhar tanto).