Skip to content

Latest commit

 

History

History
53 lines (30 loc) · 3.09 KB

CONTRIBUTING.md

File metadata and controls

53 lines (30 loc) · 3.09 KB

Esse material foi criado inicialmente para um workshop de duas horas e com o passar do tempo foi usado em outras demonstrações de Go e rapidamente começou a receber solicitações de itens que haviam sido deixados de fora porque não cabiam no formato de duas horas e também contribuições de outros programadores que acharam o material util.

Como crescer é inevitável parece uma boa ideia abraçar essa oportunidade e extender o material para se tornar um repositório de código e exemplos que possa ser usado por todos para estudo e referencia.

Primeiros passos

De uma olhada nas issues e veja se o que você quer fazer já não esta sendo discutido, se estiver ótimo, participe da discussão e de suas ideias caso não esteja você pode criar uma nova issue para discutirmos ou se preferir pode também mandar diretamente um pull request, só não esqueça de descrever muito bem o que você quer mudar/adicionar.

Formato

Material novo idealmente deve ser organizados em diretórios e ter três arquivos, um README.md descrevendo o exemplo, um exemplo.go contendo o exemplo propriamente dito e um exemplo_test.go.

exemplo/README.md
exemplo/exemplo.go
exemplo/exemplo_test.go

O material antigo esta aos poucos sendo reformatado para esse novo padrão.

Cuidado com o código

Antes de mandar um pull request formate seu código com go fmt. Também é uma boa ideia passar uma ferramenta de analize estatica como golint por exemplo.

Variaveis

Inicialmente todas as variáveis eram escritas em ingles porque fica um código mais idiomaticamente homogêneo, mas para quem esta iniciando na linguagem é fácil confundir variáveis com palavras reservadas, então para resolver esse problema adotamos o português para nomes de variáveis. Fora do âmbito desse material é uma boa pratica nomear as variáveis em ingles.

Não se prolongue demais

Uma das características que é importante manter são exemplos curtos e de fácil entendimento, tenta fazer com que os exemplos caibam em uma tela, tudo bem se não for possível, apenas mantenha isso em mente.

Exemplos rápidos, curtos, diretos e de fácil entendimento são nossa meta.

Inclua seus exemplos no The Go Playground

Inclua um link sob os exemplos que você escrever apontando para o https://play.golang.org, dessa fora o leitor pode testar seu exemplo imediatamente. Obviamente isso não é possivel com qualquer exemplo, mas onde for possivel é bom colocar.

Arquivo README.md e Rodapé

Discuta com os outros desenvolvedores o melhor lugar para colocar o seu tutorial na lista do arquivo README.md, a ideia é que os tutoriais estejam em ordem complexidade.

No rodapé do seu tutorial coloque links para o inicio, tutorial anterior e proximo tutorial como nesse exemplo:

Enviando uma contribuição

  • Faça um fork do projeto.
  • Crie uma branch com as suas modificações git checkout -b exemplo-fantastico.
  • Faça commit das suas alterações git commit -m 'Implementação do novo exemplo fantástico'.
  • Faça um push na sua branch git push origin exemplo-fantastico.
  • Faça um pull request com suas alterações.