A linha de comando, também conhecida como cmd, CLI, prompt, console ou terminal, é uma parte especial do sistema operacional que nos permite realizar ações (algumas comuns como criar uma pasta na área de trabalho) através de comandos. Apesar de parecer complexo, não se assuste! Ela é extremamente útil no nosso dia-a-dia quando programamos em Python e te faz se sentir tão poderosa quanto uma Deusa (Whoa!).
Dependendo do seu sistema operacional, a interface de linha de comando pode ser encontrada em locais diferentes. Ao executá-la, será aberta uma tela preta (ou branca) com um cursor piscando, aguardando que seja digitado algum comando.
Chamada de Prompt de Comando no Windows, para acessá-la basta ir em Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Prompt de comando.
Conhecida como Terminal em boa parte das distribuições Linux, a sua interface pode ser acessada em diferentes locais dependendo da interface gráfica da sua distribuição. Em distribuições com Gnome como interface gráfica, o Terminal pode ser acessado em Atividades > Mostrar Aplicativos > Terminal. Em distribuições com KDE como interface gráfica, o Terminal provavelmente será encontrado em Aplicativos > Acessórios > Terminal.
Conhecida como Terminal no Mac OS X, ela pode ser encontrada em Aplicativos > Utilitários > Terminal.
Existem diversos comandos para executar as mais diversas ações na linha de comando. Não se preocupe em memorizar todos, pois é praticamente impossível! Abaixo, seguem alguns comandos básicos que utilizaremos no dia-a-dia e em caso de dúvida não tenha vergonha de recorrer ao Google ;)
Ao abrir a linha de comando, ela estará sendo executada em um determinado diretório (geralmente a sua pasta de usuário). Ao trabalhar com a linha de comando, tenha sempre em mente que os diretórios do seu computador comportam-se de maneira hierárquica. Uma pasta, está dentro de outra pasta, que contém mais pastas, e assim sucessivamente. A maioria dos comandos que iremos utilizar será para navegar entre diretórios e manipular seus arquivos.
Por fim, alguns comandos podem ser diferentes no Windows. Neste tutorial, preocupei-me em listar o comando equivalente para usuárias Windows, mas saiba que você pode procurar instalar uma linha de comando que seja similar à do Linux, como por exemplo o PowerShell.
Para acessar outra pasta, basta digitar:
cd <local_da_pasta>
Sendo que o <local_da_pasta
> deve respeitar a hierarquia atual do seu diretório. No código abaixo estou acessando uma pasta chamada djangogirls dentro do meu atual diretório:
cd djangogirls
E no código abaixo estou acessando uma pasta acima do meu atual diretório:
cd ../Imagens
E para apenas subir uma pasta, basta digitar:
cd ..
Navegar entre diretórios pode se tornar confuso em determinados momentos. Para isto, digite este comando e o terminal irá te responder o exato local onde ele se encontra no momento:
pwd
Caso você seja usuária Windows, o comando equivalente que deve ser digitado já é um conhecido nosso:
cd
Por vezes queremos navegar para um diretório mas não sabemos onde ele está. Podemos então listar o conteúdo das pastas com o seguinte comando:
ls
Caso você esteja utilizando o Windows, digite:
dir
Para criar uma pasta, basta digitar:
mkdir <nome_da_pasta>
E uma pasta será criada no seu atual diretório, caso já não exista uma com o mesmo nome.
Excluir uma pasta utilizando o terminal remove a pasta e todo seu conteúdo terminantemente do computador. Nada de lixeira! Todo o conteúdo vai pra um limbo indefinido e jamais será recuperado novamente D: Agora que estamos cientes, para remover uma pasta utilizando a linha de comando, basta digitar:
rm -r <nome_da_pasta>
Ou caso você esteja utilizando o Windows:
rmdir /S <nome_da_pasta>
- Crie uma pasta chamada python no seu atual diretório.
- Entre na pasta python.
- Crie uma pasta chamada Projeto dentro da pasta python e entre nela.
- Crie um arquivo chamado home.txt dentro da pasta Projeto. Não tenha vergonha de pesquisar no Google!
- Liste o conteúdo da pasta Projeto.
- Estando na pasta Projeto, suba uma pasta.
- Exclua a pasta Projeto.
- Consegue descobrir qual é o seu diretório atual? Utilize o comando respectivo para esta ação.
- Suba um nível e exclua a pasta python.