Skip to content

Latest commit

 

History

History
73 lines (39 loc) · 6.32 KB

README.md

File metadata and controls

73 lines (39 loc) · 6.32 KB

Análise de KPIs de um Serviço de Nutrição Hospitalar Fictício

As análises realizadas como parte do projeto de banco de dados do curso de Gestão da Tecnologia da Informação PUC-Minas. Todos os dados apresentados nos datasets são fictícios, gerados de forma randomizada por IA para preenchimento das colunas e simulação dos resultados.

Apresentação do Escopo do Projeto

Como objeto de estudo foi utilizada uma unidade de Serviço de Nutrição e Dietética Hospitalar fictícia para avaliação das demandas informacionais e funcionais do locais e estabelecer KPIs estratégicas que impactam diretamente na segurança do paciente. Foram eleitos dois indicadores estratégicos do setor para se trabalhar com as análises e identificar pontos de melhoria, conforme demonstramos a seguir. Visando a melhoria contínua, julgamos seu monitoramento e análise crítica primordiais para estabelecer ações e frente que englobam não apenas o Serviço de Nutrição, quanto demais setores envolvidos nos resultados. Serão observadas a seguir as análises dos seguintes KPIs: Absenteísmo de colaboradores e Percentual de Infusão de Dietas Enterais.

Absenteísmo de colaboradores

Refere-se à frequência e duração das ausências não programadas dos funcionários do trabalho, seja por motivos de saúde, problemas pessoais ou outras razões não relacionadas ao trabalho. O absenteísmo pode ter um impacto significativo nas operações e no desempenho geral da empresa, incluindo a produtividade, a moral da equipe, a qualidade do trabalho e os custos associados à contratação de substitutos ou horas extras.
Existem várias causas potenciais para o absenteísmo dos colaboradores, incluindo: Doenças e Lesões; Problemas Pessoais; Insatisfação no Trabalho; Cultura Organizacional e Condições de Trabalho. Ao cruzar os dados das escalas dos colaboradores com o número de faltas cometidas em um período de 30 dias, estes deverão ser classificados de acordo com o cargo exercido e o turno de trabalho. Desta forma, é possível realizar uma análise crítica das informações para elaborar planos de ação futuros de acordo com os principais motivos levantados.

Visualização do dataset: Absenteísmo de Colaboradores

Percentual de Infusão de Dietas

O percentual de infusão de dietas é uma medida utilizada na área da nutrição clínica para determinar a adequação com que uma dieta enteral ou parenteral é administrada a um paciente. Esse percentual é expresso como a quantidade de dieta administrada durante um determinado período em relação ao volume total prescrito para o mesmo período. Quanto menor o percentual de infusão da dieta, maior é a inadequação do volume de calorias e proteínas necessários à manutenção do estado nutricional do paciente, que pode contribuir para aumento do tempo de internação hospitalar e risco de mortalidade. Foi utilizada a planilha com os controles diários realizados, conforme apresentado a seguir:

Visualização do dataset: Taxa de Infusão de Dietas

Análise exploratória dos dados

Absenteísmo de colaboradores

Dashboard com dados sobre absenteísmo

Foram realizadas correlações dos dados, encontrando os seguintes resultados:

Ausências por turno

Em um total de 62 dias de ausências apresentadas no período, 28 dias (45,16%) compreendem ausências de colaboradores do turno da tarde.

Ausências e tempo de empresa

Com a correlação destes dois dados, observa-se que 38,8% das ausências foram oriundas de colaboradores que apresentam menos de um ano de empresa.

Ausência por cargo

O gráfico de barras demonstra claramente que a maior parte das ausências ocorreram no cargo copeira.

Percentual de Infusão de Dietas

Dashboard Percentual de Infusão de Dietas

Comparativo entre calorias prescritas e calorias infundidas por unidade de internação

Observa-se que nenhuma das unidades de internação apresentam simularidade entre as calorias prescritas e as calorias infundidas, porém a maior disporidade encontra-se na Unidade de Internação Bloco 4 e a maior proximidade, na Unidade de Internação Bloco 2.

Comparativo entre o percentual de adequação entre calorias prescritas e calorias infundidas

Nesta representação fica clara a maior adequação da Unidade de Internação bloco 2 em relação às demais unidades, Em contrapartida, a Unidade de Internação Bloco 4 possui a menor adequação, apresentando uma taxa média de 57,74% de infusão em relação aos 100% prescritos.

Adequação entre calorias prescritas e infundidas e diagnóstico nutricional

O gráfico de funil demonstra uma maior adequação de infusão em pacientes que apresentam risco nutricional, porém, pacientes com diagnóstico de desnutrição grau I apresentam uma média de adequação de 40,69%.

Adequação de calorias de acordo com a dieta prescrita

A dieta enteral ultraproteica hipercalórica representa a menor adequação em relação as demais prescritas, dicando na contramão da dieta normoproteica normocalórica, que apresenta uma taxa de adequação de 49,25%.

Pontos relevantes encontrados na análise

Absenteísmo de colaboradores

A maior taxa de absenteísmo encontra-se na equipe de copeiras do turno da tarde com tempo de contratação inferior a um ano. Alguns fatores podem influenciar estes dados, como treinamento insuficiente da equipe, problemas de relacionamento ou atividades relacionadas a esta função que influenciam no estabelecimento de doenças ocupacionais.

Percentual de Infusão de Dietas

Os dados encontrados expõem pontos de preocupação relacionados às unidades internação que apresentam menores taxas de adequação. É relevante a utilização de mecanismos que investiguem e tracem planos de ação para compreender as causas da baixa taxa de adequação das dietas administradas em pacientes que já possuem diagnóstico de desnutrição e os pacientes eutróficos, a fim de prevenir a desnutrição intrahospitalar e mitigar os riscos de mortalidade.