Acessibilidade significa permitir que todas as pessoas, inclusive pessoas com deficiência (PcD), participem de atividades que incluem o uso de produtos e serviços.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (link é externo)) definidas pela W3C, organização de padronização da web, e no caso do Governo Brasileiro ao eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (link é externo)). O eMAG está alinhado às recomendações internacionais, mas estabelece um padrão de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde encontram-se atalhos de navegação padronizados, e opções para alterar o contraste e o tamanho do texto. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal e podem ser rapidamente acessadas pelas teclas de atalho abaixo.
Alt + 1
- Ir para o conteúdo principal
Alt + 2
- Ir para o menu
Alt + 3
- Ir para busca
Alt + 4
- Ir para o rodapé
Alt + 5
- Ir para página de acessbilidade
Alt + 6
- Alto contraste
Alt + 7
- Aumentar o texto
Alt + 8
- Diminuir o texto
Note que para utilizar as teclas de atalho, existem comandos específicos em cada navegador:
Chrome: Alt + número
Firefox: Alt + Shift + número
Internet Explorer / Edge: Alt + número
Safari: Cmd + Alt + número
O portal é compátivel com o "VLibras", programa de tradução de Português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com o VLibras é possível traduzir texto, áudio e vídeo para a Língua Brasileira de Sinais, tornando conteúdos digitais acessíveis para pessoas surdas. Para baixar a extensão para navegadores ou o aplicativo do VLibras clique aqui.
O portal recomenda a utilização do programa leitor de tela "NVDA" para ler em áudio os conteúdos exbidos no portal, facilitando a compreensão para pessoas com deficiência visual. Para saber mais sobre o funcionamento do NVDA clique aqui.
Queremos garantir que todos utilizem o portal sem restrições. Se você encontrou alguma dificuldade de acesso ao portal, por favor, entre em contato conosco clicando aqui, queremos ouvir o seu relato.