Skip to content

Latest commit

 

History

History
49 lines (28 loc) · 5.53 KB

File metadata and controls

49 lines (28 loc) · 5.53 KB

Você não precisa de jQuery (Não mais)

Muitos desenvolvedores web dependem do jQuery. Para muitos, jQuery e Javascript parecem ser a mesma coisa. Então, por que não usá-lo? Por que parar de usá-lo? Você simplesmente não precisa dele?

Com jQuery tudo fica mais fácil. Você não consegue desenvolver uma web app sólida sem ele. É muito difícil garantir que seu app funcionará corretamente em todos os browsers sem jQuery - A implementação da Web API varia muito entre os browsers. Todos os bons plug-ins que eu preciso, dependem do jQuery de qualquer maneira.

Usei estas desculpas acima durante a maior parte da minha carreira. E algumas delas foram, por um momento, boas desculpas. Em 2012, quando assumi a manutenção e o desenvolvimento de uma grande biblioteca de file upload, meu primeiro instinto foi o de reescrever tudo usando jQuery, porque eu pensei que aquilo facilitaria minha vida. A comunidade de usuários existente foi contra trazer qualquer outra dependência para a biblioteca, então fui forçado a lidar com a API nativa do browser. E quer saber? Foi mais fácil colocar o jQuery de lado do que eu imaginei. Eu não precisava do jQuery, e nem você precisa.

A Armadilha

Há algum tempo, quando entrei no mundo do desenvolvimento web, a primeira biblioteca que usei foi o jQuery. Na verdade, nunca me importei em aprender Javascript direito. Eu não tinha a menor ideia de como era a Web API, ou como mexer no DOM precisamente. O jQuery fez tudo por mim. Fui pego por esta enorme lacuna em meu conhecimento quando entrei em um projeto sem jQuery. Fui forçado a aprender desenvolvimento web direito, e nunca mais olhei para trás.

Cai numa armadilha que muitos desenvolvedores web novos, casuais e amadores caem. Se primeiramente tivesse gasto meu tempo para aprender Javascript e a API do browser, teria evitado muitos problemas. A sequência correta de estudos é:

  1. Aprender Javascript
  2. Aprender sobre a Web API
  3. Aprender jQuery (ou qualquer outro framework/biblioteca que você pode precisar nos projetos)

Alguns começam com o #3 e #1, e o #2 vem somente depois (ou nunca). Se você não entende o que o jQuery na verdade está fazendo por você, haverão muitos dias frustrantes a frente, descobrindo "vazamentos" em sua abstração, ou no caso de você não poder usar jQuery em um projeto futuro. Esta é uma armadilha que você precisa evitar se quiser crescer efetivamente como desenvolvedor web.

Suporte Cross-Browser

Uma das razões mais usadas para valorizar o jQuery é a de arrumar a API fraca do DOM. Este é um ponto válido, mas somente se você estiver trabalhando com o IE7 ou anterior. Estamos em 2014, e o suporte a IE7 é raro. A API do DOM não é tão ruim como muitas pessoas costuman dizer. Percorrer, manipular e criar elementos é consistentemente suportado por todos os browsers modernos.

A Web API como um todo é, de certa forma, bastante avançada e capaz desde o IE8. É claro, existem falhas nos browsers pré-IE10 e em algumas implementações muito antigas do Safari/Webkit, mas estas falhas podem ser solucionadas, conforme a necessidade, com bibliotecas pequenas e específicas. Em alguns casos, como o suporte cross-browser do file upload, suporte a MutationObserver ou suporte a Web Component, você precisará integrar outras bibliotecas fora o jQuery. O ponto é que jQuery não é bala de prata, e existe uma boa chance de você precisar somente de uma pequena parte do que o jQuery oferece.

JavaScript

Outra razão comum para se usar o jQuery, é a de usar atalhos para a linguagem que está por debaixo dos panos (Javascript). Esta é uma das desculpas mais esfarrapadas. É um pouco demais usar uma dependência como o jQuery simplesmente por uma maneira "melhor" de percorrer as propriedades de um objeto ou um array de elementos. Na verdade, isto é completamente desnecessário levando em conta a existência de forEach e Object.keys() (ambos disponíveis em IE9+). Ou talvez você ache que inArray() é útil? Não desde o IE9, onde Array.prototype.indexOf ficou disponível como parte do ES5. Existem muitos exemplos, mas eu vou guardá-los para um próximo post.

Ok, mas eu preciso mesmo abandonar o jQuery?

Mas é claro que não. Se você se sente confortável com o jQuery, e está familiar o suficiente em como o jQuery faz sua mágica, então continue usando. Esta série de posts é sobre como lhe capacitar para usar a Web API e (quando preciso) bibliotecas específicas para resolver problemas em seus web apps sem depender de grandes bibliotecas com vários propósitos que, na sua maioria, nem serão utilizados.

Ok, mas eu devo abandonar o jQuery?

Isto é com você. Esta série toda é para mostrar a Web API e o vanilla Javascript. A resposta é não se você precisa dar suporte a browsers muito antigos e o jQuery faz sua vida mais fácil. Porém, se você pode suportar versões de browsers mais atuais, e/ou fica feliz em escrever seu próprio código, deixe o jQuery de lado.

Próximo Post

Selecting elements without jQuery. (Em inglês)

Selecionando elementos sem jQuery. (Em português)