Esse arquivo fala sobre painéis solares para geração de energia elétrica (painéis fotovoltaicos). Caso esteja interessados em painéis solares que aquecem água, veja aquecedor-solar-de-baixo-custo.markdown.
O Sol é responsável por toda forma de vida na Terra. É energia gratuita que está disponível para todos, em toda a superfície do planeta -- vamos usá-la! \o/
Os painéis solares convertem energia luminosa do Sol em energia elétrica. Em muitos casos, essa energia é armazenada em baterias para uso posterior (inclusive à noite, quando não temos Sol).
O esquema mais simples de ligação é:
Painel solar -> Controlador de carga -> Bateria -> Carga DC
Onde "carga" é o equipamento elétrico/eletrônico que você deseja utilizar. No esquema acima, vale destacar:
- O controlador de carga é necessário para que o painel carregue de maneira correta a bateria (caso o painel seja ligado diretamente, a bateria pode ser danificada);
- A "carga" está ligada diretamente à bateria, isso quer dizer que é uma carga de corrente contínua (CC, ou em Inglês, DC) e não de corrente alternada (CA ou AC). Cargas de corrente contínua são largamente utilizadas, porém como o que temos em casa nas tomadas é corrente alternada, todos os equipamentos que trabalham internamente com corrente contínua (exemplo: computadores, celulares, roteadores Wi-Fi, lâmpadas fluorescentes e virtualmente todos os eletrônicos) possuem um transformador AC/DC (usualmente chamado de "fonte").
Caso queira ligar corrente alternada, precisaremos de um inversor, que transforma energia de corrente contínua para corrente alternada -- seria o contrário do conversor AC/DC, ou seja, é um conversor DC/AC:
Painel solar -> Controlador de carga -> Bateria -> Inversor -> Carga AC
Nota: caso seja possível, evite o uso do inversor, já que qualquer processo de transformação de energia adiciona perdas. Dessa forma, por exemplo, será mais eficiente ligar uma fita de LEDs diretamente à bateria do que ligá-la em uma "fonte AC/DC" e ligá-la no inversor (no segundo caso, duas conversões serão feitas: de DC para AC no inversor e de AC para DC na fonte).
Existem vários outros usos também, como:
- Kits de iluminação de jardim: painel, controlador de carga, bateria e lâmpada são integrados (e nem sempre é possível usar a energia em outros equipamentos),
- Kits de iluminação pública (em postes),
- Kits para bombeamento de água ("bombas solares"), dentre outros.
Muitos projetos utilizam baterias automotivas, que podem servir em alguns casos, mas não são ideais para projetos com painéis solares. As baterias automotivas resistem a grandes descargas (é feita uma grande descarga ao ligar o automóvel, por exemplo), porém não resistem a grandes descargas de forma contínua. Para resolver esse problema, existem as baterias estacionárias, que devem ser preferidas para projetos com painéis solares.
Em geral, não recomenda-se ligar em um sistema alimentado por bateria (como é o caso dos painéis solares):
- Chuveiro elétrico
- Ferro de passar roupas
- Motores em geral
Acredito que por conta da grande quantidade de energia que exigem em pouco tempo.
- Monocristalino: menor,
- Policristalino: maior.
Parece que existe algum tipo de painel que resiste melhor a sombra/dias nublados que outros. Procurar sobre.
Alguns sites vendem kits, que já vem com painel solar, controlador de carga e inversor, faltando apenas escolher a bateria, que deve ser dimensionada conforme:
- Quantidade de energia que o(s) painel(éis) solar(es) conseguirá(ão) gerar para carregá-la;
- Autonomia de energia que você vai precisar para seu sistema (exemplo: conseguir resistir, mesmo com uso de energia, a uma semana de dias completamente nublados).
Existem também empresas que fazem todo o projeto, venda de equipamentos e instalação (on e off-grid), mas essas em geral não dão os preços de cara -- é necessária solicitar um orçamento e/ou visita ao local. Pode ser útil para quem não tem o espírito "do-it-yourself".
Lojas:
- Minha Casa Solar: painéis, controladores de carga, baterias, inversores etc.
- Brasil LED
- NeoSolar
- Energia Pura