Skip to content

Latest commit

 

History

History
110 lines (64 loc) · 5.04 KB

README.md

File metadata and controls

110 lines (64 loc) · 5.04 KB

MiniCore Arch

Flutter/Dart Architecture proposal inspired by Clean Architecture.

Image 1

Proposta do Clean Dart

Início

Usando o Flutter como exemplo teremos então três camadas mantendo a “Arquitetura de Plugin”, com foco principal no Estado da Aplicação, camada esta que hospeda os eventos/ações para mudança de estado.

Image 1

A proposta de Arquitetura se propõe a desacoplar as camadas mais externas e preservar a Regra de Negócio.

UI

A Camada UI fica responsável por declarar as entradas, saídas e interações da aplicação.

Usando o Flutter como exemplo, hospedaremos os Widgets e Pages, já no backend como exemplo, seria nesta camada onde colocaríamos os Handlers ou Commands da nossa API.

INTERACTOR

A camada de Interactor hospedará as Regras de Negócio da aplicação junto aos seus estados. O núcleo da camada será a elaboração do estado e a prograpação por de alguma abordagem de gerenciamento de estado.

Tomando um Repository como exemplo, teremos que ter apenas o contrato de interfaces(Abstrações) e a responsabilidade de implementação desse objeto deverá ser repassado a outra camada mais baixa.

DATA

Esta camada dá suporte a camada Interactor implementando suas interfaces. Para isso, adapta os dados externos para que possa cumprir os contratos do domínio.

Muito provavelmente nessa camada iremos implementar alguma interface de um Repository ou Services que pode ou não depender de dados externos como uma API ou acesso a algum Hardware como por exemplo Bluetooth.

Para que o Repository possa processar e adaptar os dados externos devemos criar contratos para esses serviços visando passar a responsabilidade de implementação para a camada mais baixa da nossa arquitetura.

Basicamente a camada DATA deve conter tudo aquilo que terá grandes chances de ser alterado sem que o programador possa intervir diretamente no projeto.

Dicas

Modularize

Obviamente podemos manter nossas camadas para a aplicação inteira mas podemos ter um melhor proveito criando as camadas Interactor, Data e UI para cada feature. Exemplo:

module
├── data
│   ├── datasources
│   └── repositories
├── domain
│   ├── entities
│   └── usecases
└── presenter
    ├── stores
    ├── controllers
    ├── pages
    └── widgets

Pense por camada

Quando for desenvolver comece a pensar por camada, não devemos nos preocupar com o que tem na camada de UI ou DATA no começo da funcionalidade. Se pensarmos nas camadas mais externas podemos acabar nos orientando (erroneamente) por essas camadas. Assim, devemos nos acostumar a desenvolver camada por camada, de dentro para fora e não ao contrário.

Talvez no começo da sua jornada "Limpa" algumas camadas possam parecer "sem utilidade", isso acontece quando nossa mente ainda não está Pensando em Camadas (ou porque sua Regra de Negócio é simples demais para isso).

Teste de Unidade será sua nova UI

É muito comum os desenvolvedores criarem primeiro as suas Views para que então possam "testar" as Regras de Negócio. Mas nós já temos uma ferramenta própria para isso e um lugar dedicado para armazenar esses testes.

Desenvolver de forma "limpa" está em total sinergia com o TDD(Test Driven Development) pois a camada de UI será uma das últimas coisas que iremos pensar no desenvolvimento da nossa feature.

Assine!

Apreciamos o seu feedback! Se concorda com a proposta de Arquitetura Limpa "Clean Dart", deixe uma Star neste repositório. Uma Star é o mesmo que assinar um "manifesto limpo" concordando com essa proposta.

Estamos abertos a sugestões e melhorias na documentação! Faça isso por meio das issues, nossa equipe ficará muito contente com seu interesse em melhorar essa ferramenta para a comunidade.

Sinta-se a vontade para abrir um PR com correções na documentação dessa proposta.

Exemplos

Links úteis

Padrões de Projeto usados.