A documentaçao esta disponível no endereço https://demoiselle.gitbooks.io/documentacao-jee/content.
O Demoiselle Framework implementa o conceito de framework integrador. Seu objetivo é facilitar a construção de aplicações minimizando tempo dedicado à escolha e integração de frameworks especialistas, o que resulta no aumento da produtividade e garante a manutenibilidade dos sistemas. Disponibiliza mecanismos reusáveis voltados as funcionalidades mais comuns de uma aplicação (arquitetura, segurança, transação, mensagem, configuração, tratamento de exceções, etc).
O nome Demoiselle é uma homenagem à série de aeroplanos construídos por Santos Dummont entre 1907 e 1909. Também conhecido como Libellule, as Demoiselles foram os melhores, menores e mais baratos aviões da sua época. Como sua intenção era popularizar a aviação com fabricação em larga escala, o inventor disponibilizou os planos em revistas técnicas para qualquer pessoa que se interessasse.
O Demoiselle Framework usa a mesma filosofia do “Pai da Aviação”, tendo sido disponibilizado como software livre em abril de 2009, sob a licença livre LGPL version 3.