O sistema consiste em um software que calcula o WCET de forma estática, um simulador que auxilia no cálculo do WCET de forma dinâmica e a ferramenta OTAWA, que fornece uma API com alguns métodos que são utilizados para auxiliar na medição do tempo.
O software recebe como entrada um código em C e como saída exibe 3 WCET:
- WCET estático (IPET);
- WCET estático (Algoritmo BioInspirado);
- WCET dinâmico;
A seguir segue o modelo genérico do fluxo da solução proposta com a respectiva descrição de cada bloco.
Para facilitar o uso do software, foi criado um container docker que possui o ambiente da nossa solução já configurado. Sendo assim, a máquina do usuário pode ser windows ou linux, sendo necessário somente o docker engine instalado no windows.
Para rodar a nossa solução, é necessário ter a docker engine e docker desktop(windows) instalado no seu ambiente. Abaixo estão os links de instalação para windows e linux: Linux: Install Docker Engine | Docker Docs Windows: Install Docker Desktop on Windows | Docker Docs
Os comandos abaixo servem para o terminal do linux e windows. Obs: No caso do windows, a instalação também poderá ser feita pelo aplicativo docker desktop. No terminal aberto, digite o comando ‘docker pull brunoarico/otawa’ para baixar a imagem mais recente do software.
Após o termindo do download, exercutar o comando ‘docker image list’ para verificar o ID da imagem instalada, no caso, o ID é 9a830ceb0798.
Com o número do ID da imagem, chegou a hora de rodar o container do software. Para isso, é necessário utilizar o seguinte comando: docker run -d -v [ DIRETÓRIO PARA ESPELHAMENTO ]:/home/ -ti -d <id_da_imagem> [DIRETÓRIO PARA ESPALHAMENTO] : É a pasta do ambiente local que será definida para compartilhamento entre a imagem docker e o computador host. Nesse caso, irei usar o caminho D:/biowcet
Para verificar se o container foi criado, utilize o comando ‘docker ps -a’
Por último, caso seja de seu interesse, é possível renomear o container com o comando: ‘docker rename <nome_atual_do_container> <novo_nome>’.
Para entrar dentro do terminal do container, execute o seguinte comando : ‘docker exec -it <nome_do_container> /bin/bash’
A solução pode ser clonada do seguinte repositório: Brunoarico/OTAWA-Studies: My own studies and tests about otawa WCET toolbox (github.com)
A clonagem da solução pode ser feita diretamente no terminal do container ou dentro da pasta que foi criado o link de armazenamento do container com a máquina host.
Após a copia, navegue pelo terminal até a pasta do projeto e digite o comando make para gerar os arquivos de compilação
Após executar o comando, será gerado o arquivo de execução biowcet. Com o arquivo gerado, utilizar o comando ./owcet <caminho_do_arquivo_da_analise> Para gerar o wcet.