A biologia é a ciência que estuda a vida e todas as suas manifestações vitais. Com origem do latim, bius significa vida, e logos, estudo.
A vida é definida por meio de características ausentes nos seres não vivos. As principais características que definem um ser vivo são: composição química complexa, organização celular, crescimento, reprodução, metabolismo, homeostase, reações a estímulos do ambiente e evolução.
Todos os seres vivos são formados por substâncias químicas semelhantes, sejam orgânicas (i.e., formados por moléculas cujo o principal elemento químico é o carbono) ou inorgânicas (i.e., formados por moléculas que não possuem o carbono como principal elemento químico).
Todos os seres vivos são formados por células. Alguns são formados por uma única célula: os unicelulares (e.g., protozoários, bactérias); e a maioria é composta por muitas células: os pluricelulares (e.g., animais e plantas).
O aumento do volume de um corpo nos permite dizer que ele cresceu. Nos seres vivos, esse crescimento acontece em decorrência do aumento em número e tamanho de células.
Os seres vivos são capazes de dar origem a seres semelhantes a eles. A reprodução pode ser assexuada, quando não envolve a união de gametas (i.e., células reprodutivas, que são os óvulos e os espermatozoides), ou sexuada, quando envolve união de gametas.
São todas as atividades químicas existentes no organismo que garatem as necessidades estruturais e energéticas de um ser vivo. O metabolismo possui duas etapas, que são: catabolismo (i.e., a quebra das substâncias ingeridas, com liberação de energia e sobra de resíduos) e anabolismo (i.e., utilização da energia produzida para reparação, multiplicação, crescimento e as demais atividades celulares).
É a capacidade do organismo de manter o equilíbrio em seu meio interno (e.g., a manutenção da temperatura do corpo humano).
Todo ser vivo tem reações ao meio ambiente (e.g., dilatação da pupila em ambiente com pouquíssima iluminação).
Conjunto de todos os processos pelos quais os seres vivos passam ao longo do tempo, os quais provocam modificações, podendo dar origem a novas espécies.
Toda matéria orgânica ou inorgânica é formada por átomos. Dois ou mais átomos se unem para formar uma molécula. Dessa forma, seguem os níveis, que ao todo são doze:
- Átomo
- Molécula
- Organela
- Célula
- Tecido
- Órgão
- Sistema
- Organismo
- População
- Comunidade
- Ecossistema
- Biosfera
Boschilia, Cleuza. Manual compacto de biologia. 1. ed. São Paulo: Rideel, 2010.
Biologia com Samuel Cunha. 4 de Fevereiro, 2019. INTRODUÇÃO À BIOLOGIA | Biologia com Samuel Cunha. [https://youtu.be/eFKBRvEs8lU].
Prepara Enem. (s.d.). Níveis de Organização em Biologia. [https://www.preparaenem.com/biologia/niveis-de-organizacao-em-biologia.htm#:~:text=Os%20n%C3%ADveis%20de%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20em,biol%C3%B3gica%20existente%20no%20planeta%20Terra].
Brasil Escola. (s.d.). Substâncias Naturais. [https://brasilescola.uol.com.br/quimica/substancias-naturais.htm#:~:text=Subst%C3%A2ncias%20org%C3%A2nicas%3A%20possuem%20mol%C3%A9culas%20cujo,principal%20elemento%20de%20sua%20composi%C3%A7%C3%A3o].