Há 4.5 bilhões de anos, a Terra, chamada também de Terra Primitiva, era um lugar completamente diferente do que temos hoje. Sua superfície era de magma, e consequentemente era muito quente. Além disso, ocorria diversas erupições vulcânicas, descargas elétricas e radiação ultravioleta (i.e., onda eletromagnética oriunda dos raios solares), devido a falta da camada de ozônio (O₃).
A atmosfera terrestre era formada por amônia (NH₃), metano (CH₄), hidrogênio (H₂) e vapor de água (H₂O).
Há 3.9 bilhões de anos, com o resfriamento da Terra, a água das chuvas passaram a se acumular nas depressões deixadas pelas erupições vulcânicas. A água carregava partículas presentes no solo e partículas oriundas da atmosfera, originando os mares e oceanos.
Com o passar do tempo, as águas e oceanos foram transformando-se em verdadeiros caldos de substâncias, precursores da matéria orgãnica. As partículas foram se acomulando dando origem a estruturas maiores: os coacervatos (i.e., aglomerados de substâncias orgânicas, mas que não é considerado um ser vivo).
De acordo com Oparin e Haldane, elaboradores dessa hipótese, afirmaram que os coacervatos deram origem a compostos mais complexos.
A abiogênese defende que os seres vivos podem surgir espontaneamente da matéria bruta. Ela foi definida há anos atrás por Aristóteles e era aceita até meados do século XIX. Um dos seus principais defensores era o biólogo John Needham.
A biogênese defende que os seres vivos só surgem de outros seres vivos pré-existentes. Os estudos mais marcantes realizados para explicar a biogênese foram feitos por Francesco Redi e Louis Pasteur.
Boschilia, Cleuza. Manual compacto de biologia. 1. ed. São Paulo: Rideel, 2010.
Biologia com Samuel Cunha. 18 de Fevereiro, 2018. Origem da Vida na Terra - Aula | Biologia com Samuel Cunha . [https://youtu.be/A7mC6q942Qc].
Brasil Escola. (s.d.). Abiogênese e Biogênese. [https://brasilescola.uol.com.br/biologia/abiogenese-biogenese.htm].