Exemplos apresentados no minicurso "Usando BDs NoSQL com Python", no evento "NoSQL BA 2018", em 08/03/2018.
O objetivo dos programas aqui apresentados é tanto trabalhar com os conceitos dos bancos de dados NoSQL quanto apresentar código em Python que possa ser compreendido por pessoas iniciantes na linguagem e servir de fonte básica de estudo. Todos os programas devem ser executados com Python 3:
python3 <nome do arquivo>
O conteúdo se divide em:
-
Pasta "bds_exemplo_python"
Cada uma das subpastas tem exemplos básicos dos cinco tipos de bancos NoSQL (chave-valor, orientado a documentos, colunar, "big table" e orientado a grafo).
- Arquivos "bd_...": Implementação do banco, propriamente dito.
- Arquivos "test_bd_...":. arquivo de testes para o banco.
- Arquivos "aplic_bd_...": aplicações tipo linha de comando (CLI) utilizando o banco. Disponível para os bancos chave-valor, orientado a documentos e "big table".
-
Pasta "sql"
- "criar_db.py": arquivo que deve ser executado primeiramente para gerar o banco de dados, arquivo chamado dados.sqlite".
- "cli_sql.py": uma aplicação tipo linha de comando (CLI) utilizando um banco relacional (SQLite), para servir como parâmetro de comparação.
-
Pasta "mongo"
- "exemplos_mongo.py": arquivo que serve como repositório de trechos de código para acessar e utilizar um banco em um servidor MongoDB.
- "cli_mongo.py": aplicação tipo linha de comando (CLI) utilizando o banco MongoDB. O exemplo busca acessar um servidor instalado na própria máquina (127.0.0.1). Caso seja utilizado um servidor em uma máquina remota, os parâmetros de conexão e controle de acesso precisarão ser alterados.
-
Pasta "redis"
- "exemplos_redis.py": arquivo que serve como repositório de trechos de código para acessar e utilizar um servidor Redis.
- "cli_mongo.py": aplicação tipo linha de comando (CLI) utilizando um servidor Redis. O exemplo busca acessar um servidor instalado na própria máquina (127.0.0.1). Caso seja utilizado um servidor em uma máquina remota, os parâmetros de conexão e controle de acesso precisarão ser alterados.
-
Dockerfile
O arquivo "Dockerfile" contém os comandos para a criação de um container ("python3_redis_mongo") com todo o conteúdo necessário para executar os programas, inclusive um servidor Redis e um servidor MongoDB. O tamanho final é aproximandamente 670 MB. Siga os seguintes passos:
-
Crie o container:
docker build . -t python3_redis_mongo
-
Inicie o container (todos os arquivos ficarão disponíveis e atualizáveis no container em "/home/code"):
docker run -it --rm -v $(pwd)/:/home/code:rw python3_redis_mongo
-
Inicie os bancos de dados (na ordem e quando achar melhor):
service redis-server start
service mongodb start
-