A comunidade dev no twitter adora gastar tempo discutindo tretas inúteis, normalmente requentadas do passado recente ou de comunidades internacionais, então vamos montar um histórico dessas tretas pra poder lembrar quando foi a última vez que ela aconteceu!
Pessoas discutem se devs deveriam ou não fazer universidade. Obviamente, ninguém chega a conclusão nenhuma.
Aparições:
- 2021/09/09
A eterna perda de tempo de gente querendo defender a sua linguagem de programação favorita porque não tem nada melhor pra fazer na vida.
Uma variação do de linguagens mas um pouco mais específico. Outra discussão de pouca utilidade, já que frameworks diferentes no geral apresentam trade offs diferentes uns dos outros.
Exemplos comuns:
- React é melhor que Angular;
- Sinatra é melhor que Rails;
Gatekeeping comum na comunidade, alguém resolve que só pode ser dev se a pessoa souber uma tecnologia aleatória qualquer, se não souber não é dev de verdade e merece sofrer ostracismo. Babaquice comum de gente que quer super valorizar alguma coisa que sabe.
Exemplos comuns:
- Todx dev de verdade tem que saber SQL;
- Todx dev de verdade tem que saber JavaScript;
- Todx dev de verdade tem que saber C;
Define um método inteiro como bom/ruim de forma universal, sem considerar onde/como o método foi desenvolvido e quais os seus objetivos. Frequentemente utilizado
Exemplos comuns:
- Domain Driven Design é ruim/bom;
- Event driven é ruim/bom;
Assume que a pessoa pode/não pode ser chamada de senior porque trabalhou pouco, ignorando que empresas diferentes avaliam os empregados de forma diferente e ser senior em um lugar não significa ser em todos.
Treta recente devido ao mercado aquecido, devs andam evitando entrar em processos muito longos/trabalhosos de entrevista. Problema de quem contrata.
Só são devs de verdade pessoas que entraram na área ANTES dela pagar bem e que trabalham por amor a profissão e não pelo dinheiro. No geral tese defendida por gente que sempre teve dinheiro demais na vida e não precisa se preocupar com pagar as suas e as contas da família no final do mês.
Gatekeeping comum por gente que quer ser purista com ferramentas. Só vale mesmo a experiência se fizer tudo na mão, não pode usar nenhuma abstração/framework que você deixa de ser um profissional na ferramenta.
- Só pode usar JavaScript puro;
- Só pode usar banco relacional se não usar ferramenta de ORM;
Outro Gatekeeping, normalmente o dev que teve o privilégio de ter $$$ pra comprar um Mac OU que teve sorte de trabalhar em uma empresa que fornece Macs.
Aqui a comunidade está mais preocupada com medir conhecimento ou quem sabe mais o quê do que realmente "get things done". Uma variante clássica desse problema é alguém desabafar "desisto, eu só queria ver um vídeo mas o Linux não é compatível com a minha placa de de vídeo". Essa frase sempre invoca um espertão que fala "Não, você está errado, Linux funciona é só fazer X, Y, Z dar reboot e rezar".
Depois da compra do GitHub pela Microsoft quem é dev de verdade tem que migrar pro GitLab porque a Microsoft é maligna. No fim são todas empresas que querem ganhar dinheiro e escolher uma ou outra não faz diferença.