-
Notifications
You must be signed in to change notification settings - Fork 6
05 Revisão Individual
Clayton Ricardo Franceschetto ([email protected])
- Situar ação/etapa de minha responsabilidade em relação ao projeto como um todo, particularidades e complementaridades;
- Definir, compreender e relacionar as várias etapas na fase inicial do projeto;
- Curva alta de aprendizado em linguagem de programação (Python) para elaboração dos testes de comportamento e na utilização do github;
- Dificuldade em definir o que é BDD e TDD e sua aplicação no contexto do trabalho desenvolvido. Investi uma energia considerável em temas que não contribuíram para o desenvolvimento das atividades a mim designadas;
O conceito de metodologia ágil se baseia fortemente em uma comunicação clara e eficiente, bem como um acompanhamento próximo das partes interessadas. Tais características poderiam ter sido melhores desenvolvidas durante o andamento das sprints, gerando falta de entendimento da minha parte na definição dos trabalhos do time e o seu contexto do que estava sendo realizado por mim.
Gerenciamento do tempo é uma questão importante para o sucesso das atividades, sendo necessário um grau de comprometimento para o correto cumprimento dos prazos determinados.
Outro ponto que merece destaque é a gestão de conflitos, em especial no aspecto humano envolvido. Inicialmente parece bobagem que ao desenvolver um sistema, cercado de pessoas altamente capacitadas e competentes, o trato de como conduzir a resolução das diversas dificuldades técnicas que surgiram fosse o menor dos problemas. Não é. Cada indivíduo traz em si uma perspectiva diferente para resolvê-los, e gerir essas múltiplas personalidades pode impactar consideravelmente no andamento dos trabalhos até que a resolução adequada seja dada.
A compreensão de reaproveitamento de código em BDD só foi notado durante a construção dos testes, permitindo múltiplos testes com a mesma estrutura de codificação.
Iago Viana Monteiro ([email protected])
Trabalho a aproximadamente 10 anos no segmento de infraestrutura da área da informática. Sair da zona de conforto e trabalhar com engenharia e desenvolvimento de software, foi para mim, o maior desafio dos últimos anos. Durante o curto período de tempo de aproximadamente quatro meses (Novembro/2018 a fevereiro/2019), tive que conhecer novos conceitos, novas tecnologias e novas metodologias para pode contribuir e participar na confecção do trabalho solicitado pelo professor Drº. Vinícius Garcia. Tudo isto sendo executado em paralelo com as atividades de trabalhar no Instituto Federal Do Maranhão, estudar para os próximos créditos do programa de mestrado e ainda refletir sobre o “assustador” problema de pesquisa.
Trabalhar em equipe é conceituado popularmente como uma tarefa difícil, e participar da execução desta atividade me fez entender na prática este pensamento. Os integrantes da equipe residem em localidades bem distantes entre si, ao ponto de ocorrer mudança de fuso horário, fato que contribuiu para dificultar o agendamento das reuniões necessárias. Estes ainda possuem características, habilidades e hábitos particulares, gerando por natureza, conflito de ideias.
Todas as situações podem comportar pontos positivos e negativos. Trabalhar nesta equipe também me proporcionou muitos resultados proveitosos. Conhecer e conviver com as habilidades de cada participante durante algum tempo, mesmo que curto, me inseriu em um processo de treinamento com rápidos rendimentos. Entre estes, destaco o contato com a linguagem de programação python, com o framework Django, com framework Bootstrap e com a metodologia de desenvolvimento ágil de software. Outro ponto, sem dúvidas, que merece ser mencionado, foi a troca de conhecimento e experiência que ocorreu em sala de aula entre os acadêmicos e o professor, me proporcionando uma visão mais abrangente sobre o desenvolvimento de software no Brasil e no exterior.
Jeferson de Jesus Anunciação ([email protected])
- Trabalhar com metodologias ágeis é algo que eu nunca havia feito;
- Trabalhar com a ferramenta GitHub é seu fluxo de trabalho;
- Me situar em como são executados projetos de desenvolvimento de Software;
- Trabalhar com Templates BootStrap 4;
- Comunicação em equipe distribuída;
- Fuso Horário entre membros da equipe(reuniões marcadas no horário de Brasília);
- Documentação de Software;
- Gerenciamento de tempo necessário para dedicação ao projeto;
Nesse tempo do projeto, pude ter contato com alguns princípios das metodologias ágeis tais como o enfoque na comunicação constante entre os membros, esse é um dos principais aprendizados. A importância de atribuições de atividades clara e objetivas aos membros, prática que facilita o gerenciamento pois é possível atribuir objetivamente responsabilidades e cobrar ou elogiar de forma individual a partir do resultado da tarefa.
A importância de ter uma estrutura que permita a colaboração entre a equipe como a do software GitHub, que com seu fluxo de trabalho ajuda a organizar as atividades. Importância da utilização de frameworks para desenvolvimento de Software como no nosso caso o Django que fornece a estrutura para o software. Poder conhecer e trabalhar com Templates Bootstrap 4 foi muito proveitoso, o mesmo diminui muito os custos de design de um template, além disso já provém a compatibilidade com vários dispositivos através da sua responsividade, além disso possui vasta documentação, permitindo grande flexibilidade em sua estrutura. Os métodos ágeis tem em sua concepção que é mais importante desenvolver do que documentar, isso nos trouxe um desafio grande para identificar quais documentos eram essenciais para a entrega de um software com mais qualidade e que permitisse maior manutenibilidade. O projeto exigiu que eu me preocupasse mais com o gerenciamento do meu tempo. O projeto foi desenvolvido de forma concomitante com atividades laborativas e atividades de outras disciplinas como estudos, provas, projetos e trabalhos.
Rennan Francisco Messias de Lima ([email protected])
Elenco principalmente duas dificuldades, que atrapalharam o andamento do mesmo:
- Continuos Integration e Continuous Delivery: conceitos e configuração da ferramenta Travis CI, que posteriormente ao passar nos testes é implantado no Heroku
- Testes automatizados (unitários e de integração): usando Python e Django. Já havia trabalhado com a linguagem Java e o framework JUnit.
Dificuldades essas superadas com êxito no decorrer do projeto, serviu para um aprendizado solido sobre o tema, nos mostrando um pouco do conceito de DevOps. Que posteriormente levarei para os projetos no meu instituto.
No IFAC, trabalho com desenvolvedor com a linguagem usada neste projeto, no entanto não tinha ainda trabalhado com testes unitários e de integração. Com este projeto pude vivenciar o desenvolvimento de um sistema usando metodologia ágil, e Continuos Integration com o Travis CI.
Woshington Valdeci de Souza ([email protected])
Sempre exerci atividades operacionais em projetos de desenvolvimento de software, e nunca tinha trabalhado em projetos com estrutura bem definida, análise, planejamento, execução, testes e implantação. A partir do momento que tive que mudar completamente a visão a respeito da realização de projeto de desenvolvimento de software e ainda ter que coordenar esse processo, a dificuldade foi gigantesca, inclusive naquela que talvez seja a principalmente atividade do gerenciamento de projetos, ORGANIZAÇÃO.
Gerenciamento do tempo, direcionamento de atividades e tomada de decisão foram as principais dificuldades relacionadas a minha responsabilidade.
As principais lições aprendidas com esse projeto foram, organização e gerenciamento do tempo são atividades primordiais para o bom andamento de um projeto, divisão de tarefas devem ser bem definidas e fazer análise retroalimentar para identificar pontos a serem melhorados constantemente.