A ferramenta Ant tem a capacidade de automatizar diversas tarefas que fazem parte do ciclo de vida de desenvolvimento de software.
A instalação e configuração do Apache Ant resume-se no download, descompactação dos arquivos e nas configurações das variáveis de ambiente.
-
Acesse o site do Apache Ant™ e escolha o arquivo ZIP para fazer o download;
-
Após o download, descompacte o conteúdo do arquivo ZIP no diretório desejado, recomenda-se na raiz do disco local.
Para que o Apache Ant funcione corretamente, é necessário criar uma variável de ambiente chamada ANT_HOME e adicionar a variável no Path.
-
Abra o menu de contexto (popup) sobre o Computador e selecione Propriedades:
-
Será exibida a janela Propriedades do Sistema, selecione a guia Avançado e clique em Variáveis de ambiente;
-
Na janela Variáveis de Ambiente, no quadro Variáveis do sistema clique em Novo e Informe os dados solicitados:
Dado Valor Nome da Variável ANT_HOME Valor da Variável Diretório onde o Apache Ant foi instalado (descompactado) -
Ainda nas Variáveis do sistema, localize a variável de ambiente chamada Path, selecione-a e clique em Editar para adicionar os seguintes dados ao valor deste campo:
Dado Valor Valor da Variável %ANT_HOME%\bin; Obs.: Não remova o restante do conteúdo.
Após finalizar a instalação e configuração, você pode verificar se os procedimentos realizados foram efetivos executando o seguinte comando:
ant -version
Se a instalação e as configurações estiverem corretas, será exibida uma mensagem informando a versão do Apache Ant.
No Ant, usamos um arquivo em formato XML que age como um script de tarefas a serem executadas. Nesse arquivo, é necessário termos elementos que vão definir um conjunto de tarefas a serem executadas.
Veja o PDF para obter mais informações.
Um aquivo .jar (Java Archive) é um formato de arquivo compactado que geralmente é utilizado para agrupar arquivos de classes Java e recursos associados (imagens, bibliotecas, etc.). Caso uma das classes agrupadas neste arquivo definir um método main, ele funcionará quase como um executável.
Entre na pasta contendo o build.xml e execute o comando:
ant
Quando executamos o Ant, ele lê o arquivo build.xml, e procura no elemento do projeto o target padrão, em seguida, o ant procura os targets dos quais o target padrão depende. Primeiro é executado os targets de dependencia em seguida o target padrão, gerando por fim o arquivo .jar correspondente.