Skip to content

O Padrão Observer

Álax de Carvalho Alves edited this page Dec 14, 2017 · 1 revision

O observer consiste em um padrão de projeto de software que determina uma dependência entre objetos. Nesse sentido, quando um objeto modifica o seu estado, aqueles que dependem dele são atualizados de maneira automática. Além disso, esse padrão é também chamado Event Generator, dependents ou Publisher-Subscriber.

Na figura abaixo, é possível visualizar a dinâmica do padrão observer.

Nessa ilustração existem dois personagens, o observer e o observable. O comportamento nesse tipo de padrão se dá de maneira que quando são feitas modificações no observer, o observable é automaticamente notificado e atualizado. É preciso salientar que o padrão busca reduzir o acoplamento das funções ao mesmo tempo que facilita a comunicação entre elas.

Com relação ao funcionamento, têm-se que o sujeito mantém uma lista de observadores por meio dos quais exercerá a responsabilidade de atribuir, separar ou desligar e notificar os observadores após qualquer mudança. A partir dessa informação, fica a cargo do observador decidir que ação tomar.

Quando se trata de Ruby on Rails, existe o módulo Observable na biblioteca padrão do Ruby que se configura como uma biblioteca fácil de usar. Para iniciar a experiência, é preciso ter um cenário, um exemplo seria um aplicativo para acompanhar a quilometragem do carro e avisar quando existir a necessidade de serviço. Um exemplo de uma classe de notificadores encontra-se abaixo:

  • class Notifier
    • def update()
    • end
  • end

Falko

Cronograma Versão 3


Acesso à aplicação


Equipe

Release 02

Sprint 1

Sprint 2

Sprint 3

Sprint 4

Sprint 5

Sprint 6

Sprint 7

Sprint 8

Sprint 9

Release 01

Gerenciamento do Projeto

Artefatos de Desenvolvimento

Encerramento

Clone this wiki locally